O Melão nosso de cada dia e o Mercado Imobiliário

Tempo de leitura: 3 minutos

O melão, fruta simples, doce, às vezes um pouco aguada, mas apenas um melão.

O melão japonês, um melão apenas, mas pode custar entre US$100,00 a US$20.000,00 a unidade.

Um sommelier é um especialista que trabalha em restaurantes, bares e lojas do setor de bebidas, sendo normalmente responsável por tudo que envolva as bebidas, desde compra e recebimento das mercadorias até a elaboração da carta.

No Japão existe uma carreira bastante promissora e que poucos têm acesso, pois, tem que provar que conhecem bem o assunto e estão comprometidos com o padrão de qualidade oferecido e pretendido para o produto que será vendido, existe o sommelier de MELÃO.

Ao saber disso me veio à mente o vídeo dos corretores de imóveis que quase se mataram dentro de um estande de vendas. Quando sei que no Japão existe um profissional que é pago para selecionar, experimentar, criar procedimentos para o uso e consumo do melão desde a produção em fazendas, passando pela distribuição nos pontos de venda até o consumidor final, fica fácil perceber que existe uma lacuna muito grande entre ser um profissional de venda de produtos imobiliários e ser um consultor de produtos imobiliários.

Um vendedor vende de tudo, basta ter o mínimo de treinamento sobre o produto ou serviço que tem em mãos. Um consultor de vendas pode ter o mesmo tipo de treinamento sobre produto ou serviço mas ele pode ir além. Além de conhecer de produto, pode entender de segmentação de mercado, entender o comprador por diferentes pontos de vista, saber como o produto que vende será consumido e como será adquirido.

Aí eu vejo no vídeo do melão japonês, a sommelier cheirando o melão, chupando e mordiscando o pedaço de melão quase como que numa cena erótica para, segundo ela, sentir todas as propriedades líquidas e sólidas do melão, olhar cor, textura. Tudo isso para se certificar que quem for comer o melão terá a melhor experiência gastronômica em uma pasta adocicada, uma geleia, uma compota ou no recheio cremoso de um pãozinho feito especialmente para receber a fruta.

Então eu penso que tipo de profissional está tendo no mercado imobiliário. O mercado imobiliário brasileiro está produzindo “vendedores” ou “sommeliers imobiliários”?

Se uma fruta recebe tanto cuidado no país oriental é por que tem algum significado ou valor para tanto zelo e carinho. Por que a grande maioria dos corretores de imóveis brasileiros não podem fazer o mesmo com seus produtos à venda?

“Ah eu vendo MCMV e não vendo alto-padrão.” E dai? Quem compra MCMV tem o mesmo desejo de quem compra alto-padrão. Quer ter um lugar para morar e dizer que ali é o melhor lar do mundo, então se você não dar a ele a melhor experiência de atendimento, carinho, cuidado e atenção tenha certeza de que ele compra de você sim mas pode comprar com um sentimento ruim. Dane-se ele comprou. Sim comprou mesmo, porém não indica você pra mais ninguém.

A sommelier de melão faz exatamente o trabalho de possibilitar que alguém compre o produto tendo a melhor experiência de sabores.

E sabe o que ela respondeu ao ser questionada sobre seu trabalho: ” Se eu der o melhor de mim e de meu conhecimento sobre o melão e sobre como consumir o melão, mais gente vai estar mais à vontade a pagar 100 dólares ou 20 mil dólares. Tudo depende da maneira como eu empresto meu conhecimento. Sendo assim compradores não vai faltar. “

Você já tinha imaginado que esta profissão é uma das mais valorizadas no Japão? Nem eu. Mas me impressionei com isso.

Então espero que você pare e pense no que faz como corretor e busque mais conhecimento e mais técnicas de vendas e relacionamento.

Afinal, como diz o ditado ” de boa vontade e bondade o inferno está cheio”.

Menos bla bla bla e mais melões vendidos.

Sobre Gustavo Zanotto

Possui mais de 10 anos de experiência em projetos web e acumula passagens marcantes em empresas como TECNISA, PDG e Cyrela. Na TECNISA foi Coordenador de Mídia Onilne. Palestrante com ênfase para o mercado imobiliário e também para temas sobre internet, mídia online e redes sociais. Idealizador e Diretor do curso de pós-graduação em “Marketing Digital e Negócios Interativos” do ILADEC/Campinas. Gustavo Zanotto é reconhecido com um dos grandes nomes do marketing digital imobiliário, sendo convidado para diversos eventos nacionais e internacionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *