Faça sua escolha: Pato ou Galinha o que você quer ser?

Tempo de leitura: 4 minutos

Ultimamente tenho visto muita coisa sobre “marketing” e precisei parar uns minutos do meu dia para entender o que tanta gente estava falando e o que tanta gente estava falando sem ao menos ter certeza do que que realmente é marketing.

“Marketing”, do Dicionário Online de Português: Conjunto de procedimentos e estratégias de otimização dos lucros que, através de pesquisas de mercado, busca adequar os produtos às necessidades dos consumidores; estudo de mercado.

Então, partindo do principio que para se fazer marketing você precisa estudar o mercado comprador de seu produto ou serviço, baseado em diversos estudos, eu repito ESTUDOS, de comportamento de compra, comportamento de consumo, necessidades de um ou melhor dizendo de diversos públicos-alvo, o que me causa estranheza é que em mais de 50 anos de uso da disciplina até hoje vejo um monte de coisa mal feita para se chegar no que realmente importa, a cabeça do consumidor.

No mercado imobiliário que é onde atuou por quase 15 anos, pouca coisa mudou, e ainda muitas empresas e profissionais estão presos a velhos paradigmas esperando novos resultados todos os dias.

Como sabem todos os anos eu participo de eventos, palestras, workshops para #corretoresdeimoveis e profissionais de mercado imobiliário. Em todos esses eventos digo uma coisa para abrir minha apresentação: o profissional de mercado imobiliário antes de pensar em vender, precisa pensar em como o mercado compra o produto que ele vende, precisa entender dos diversos públicos e segmentos de públicos que ele irá atender, afinal nem todo mundo é igual ao outro. Precisa conhecer onde seu produto esta sendo vendido, como é a comunicação do produto. Precisa entender de índices financeiros, precisa entender de relacionamentos pessoais. Enfim precisa ser um profissional completo, com técnicas e estratégias de ativação de mercado bem definidos e com objetivos que convertam para o melhor resultado.

Mas não, a grande maioria esta muito preocupado com o resultado no curto prazo e assim reclamam que o mercado esta ruim, que a mídia não funciona, que é melhor continuar no papel do que usar o digital e assim segue um caminhão de reclamações. Mas será que esses que reclamam fizeram um pequeno esforço de entender a complexidade do mercado imobiliário de hoje?

Eu acredito em planejamento, eu acredito em estratégia, eu acredito em organizar ações para rentabilizar resultados. No Café Imobiliário quando damos nossas consultorias, e olha que em 2 anos elas passaram a ser frequentes, eu e o Guilherme Carnicelli olhamos primeiro o lado do planejamento. Criamos processos para não errar, ou caso de erro ele seja fácil de se corrigir ao longo do processo de captação e ativação dos leads.

Sabendo o que não fazer, essa é a regra de um bom planejamento, seguimos para a elaboração de nossas estratégias, então assim fazemos o que o marketing pede, realizamos o o resultado para nossos clientes. Simples e objetivo, mas por incrível que pareça ainda tem gente que quer sair fazendo tudo a revelia igual empurrar bêbado na descida. Deixando a coisa rolar.

O mercado imobiliário, dependendo de sua região, esta saturado e altamente competitivo, portanto qualquer diferenciação que se faça em ações estratégicas já confere o melhor caminho a seguir.

Independente de seu tamanho como empresa ou como autônomo, estude sua capacidade produtiva, veja quantas possibilidades de conversar com seu lead esta disponível a você e quais são elas. Teste e erre mais do que acerte. Quanto mais testar e errar irá perceber o caminho que deve seguir para atingir seus objetivos.

Não falo isso em tom de discurso motivacional, falo isso por questões técnicas, se fosse para dar um conselho motivacional eu diria para você se espelhar no milho verde cozido, ele sempre sai inteiro do outro lado.

Portanto um bom trabalho de captação de leads começa com um excelente estudo de mercado e visão das possibilidades de negócios que você pode fazer. Canais de ativação de leads existem muitos, treine, conheça, escolha o que mais esta confortável a usar e explore o canal sem medo de errar.

Errando você vai saber qual o tom de comunicação usar, qual tipo de CTA criar e nunca esqueça de mensurar suas ações para saber se fez a coisa certa.

Zanotto o que tem a ver o título do post com o que você escreveu? Absolutamente nada, mas, o pato como não faz nada certo, não nada, não voa, não corre, só sabe ficar quieto. A galinha quando bota um ovo, grita, bate asas, cacareja, e avisa o mundo que tem algo para alguém.

Essa é a diferença de ser um bom profissional e ser um excelente profissional. O excelente faz barulho.
E você que barulho já fez hoje?

Sobre Gustavo Zanotto

Possui mais de 10 anos de experiência em projetos web e acumula passagens marcantes em empresas como TECNISA, PDG e Cyrela. Na TECNISA foi Coordenador de Mídia Onilne. Palestrante com ênfase para o mercado imobiliário e também para temas sobre internet, mídia online e redes sociais. Idealizador e Diretor do curso de pós-graduação em “Marketing Digital e Negócios Interativos” do ILADEC/Campinas. Gustavo Zanotto é reconhecido com um dos grandes nomes do marketing digital imobiliário, sendo convidado para diversos eventos nacionais e internacionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *